terça-feira, 29 de março de 2016

Cavacas feitas na tigela

Há uns anos era costume na minha aldeia natal fazer-se a visita pascal. Era uma alegria. Na semana anterior aproveitávamos para fazer as limpezas grandes. Não só pela Visita Pascal, porque nos dias de hoje já se tem o hábito de limpar a casa frequentemente (eu é praticamente todos os dias...ideias...eheh) mas porque normalmente a Páscoa coincide com o início da primavera e nessa altura era costume lavar as paredes, limpar as humidades deixadas pelo inverno e fazer algumas tarefas mais minuciosas que não se fazem tão frequentemente. Era costume com os meus pais, os meus irmãos e os meus tios fazermos um jogo entre nós para ganharmos amêndoas uns dos outros e por isso, andávamos sempre à espreita para ver quem mandava "rezar" o outro primeiro. A mesa da sala era vestida a rigor, com uma toalha de renda feita à mão e com um valor sentimental muito especial e no centro, um arranjo com flores naturais embelezava-a ainda mais. Preparavam-se iguarias para colocar na mesa e entre elas não podiam faltar o pão-de-ló, o queijo, as amêndoas, as miniaturas, o famoso bolo de azeite, enchidos, tartes, bolos e queijadas e claro as/os cavacas/os. Hoje já não se recebe o Compasso Pascal, a cruz é dada a beijar na Igreja, mas a mesa, essa ainda se veste a rigor para a família.
Sei que já venho um bocadinho fora de horas. Mas a Páscoa também é quando o homem quiser :) e por isso, podem sempre experimentar em qualquer altura esta receita, que faz parte dos doces tradicionais da Páscoa na minha zona. No entanto, estas cavacas têm a vantagem de não ser preciso amassar a massa à mão e são muito saborosas e fofinhas por dentro (normalmente as outras são duras).



Ingredientes:

1 tigela de óleo
1 tigela de farinha 
1 tigela de ovos

Bater estes ingredientes durante 30 minutos com a batedeira eléctrica. É o passo mais díficil e o único :) Convém mesmo ser a meia hora, este passo é importante. Por fim é só colocar massa nessas tigelinhas untadas, que veem em baixo e levar ao forno.

Cobertura:

Fazer uma mistura com - açúcar em pó, um bocadinho de leite e umas gotas de sumo de limão. Passar as cavacas por esta mistura e deixar secar.





Deixam-se a secar um ou dois dias.


Estas já estão quase sequinhas e prontas para seguir viagem :)


4 comentários:

  1. ADOREI! A partilha das tradições que adoro e a partilha desta receita tão tradicional!
    Obrigada! Amei!
    Boa semana!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  2. Recordações e tradições bem bonitas!
    Há quantos anos não como cavacas! Os meus pais costumavam comprar :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que linda tradição. Essas cavacas ficarem bem apetitosas. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Olá. Vim cá espreitar e vou já seguir :-) Por cá não há tradição das cavacas, mas parecem-me mesmo boas e até simples de se fazer. Gosto muito da sugestão! Beijinhos***

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua mensagem.

Beijinhos,
Ana