quinta-feira, 31 de março de 2016

Fruta Laminada 2

Deixo-vos mais uma sugestão que fez parte da nossa mesa no dia de Páscoa! Como já tinha referido lá em casa todos nós gostamos muito de fruta laminada. Desta vez usei ananás, pêssego em calda, kiwi, manga e mamão (que estava num prato à parte). Espero que gostem da sugestão tanto como nós cá em casa :)



terça-feira, 29 de março de 2016

Cavacas feitas na tigela

Há uns anos era costume na minha aldeia natal fazer-se a visita pascal. Era uma alegria. Na semana anterior aproveitávamos para fazer as limpezas grandes. Não só pela Visita Pascal, porque nos dias de hoje já se tem o hábito de limpar a casa frequentemente (eu é praticamente todos os dias...ideias...eheh) mas porque normalmente a Páscoa coincide com o início da primavera e nessa altura era costume lavar as paredes, limpar as humidades deixadas pelo inverno e fazer algumas tarefas mais minuciosas que não se fazem tão frequentemente. Era costume com os meus pais, os meus irmãos e os meus tios fazermos um jogo entre nós para ganharmos amêndoas uns dos outros e por isso, andávamos sempre à espreita para ver quem mandava "rezar" o outro primeiro. A mesa da sala era vestida a rigor, com uma toalha de renda feita à mão e com um valor sentimental muito especial e no centro, um arranjo com flores naturais embelezava-a ainda mais. Preparavam-se iguarias para colocar na mesa e entre elas não podiam faltar o pão-de-ló, o queijo, as amêndoas, as miniaturas, o famoso bolo de azeite, enchidos, tartes, bolos e queijadas e claro as/os cavacas/os. Hoje já não se recebe o Compasso Pascal, a cruz é dada a beijar na Igreja, mas a mesa, essa ainda se veste a rigor para a família.
Sei que já venho um bocadinho fora de horas. Mas a Páscoa também é quando o homem quiser :) e por isso, podem sempre experimentar em qualquer altura esta receita, que faz parte dos doces tradicionais da Páscoa na minha zona. No entanto, estas cavacas têm a vantagem de não ser preciso amassar a massa à mão e são muito saborosas e fofinhas por dentro (normalmente as outras são duras).



Ingredientes:

1 tigela de óleo
1 tigela de farinha 
1 tigela de ovos

Bater estes ingredientes durante 30 minutos com a batedeira eléctrica. É o passo mais díficil e o único :) Convém mesmo ser a meia hora, este passo é importante. Por fim é só colocar massa nessas tigelinhas untadas, que veem em baixo e levar ao forno.

Cobertura:

Fazer uma mistura com - açúcar em pó, um bocadinho de leite e umas gotas de sumo de limão. Passar as cavacas por esta mistura e deixar secar.





Deixam-se a secar um ou dois dias.


Estas já estão quase sequinhas e prontas para seguir viagem :)


domingo, 20 de março de 2016

Bolo Baba de Moça com Brigadeiro

Este bolo foi feito para comemorar o dia do Pai. Um obrigada do fundo do coração ao meu, por tudo o que me transmitiu! Voltando à receitinha, tinha esta receita debaixo de olho à imenso tempo mas nunca me atrevi a experimentá-la pois, se calhar como algumas de vocês devem pensar é uma receita muito trabalhosa. Mas desenganem-se, é certo que dá algum trabalho mas faz-se num instantinho e o resultado é surpreendente! Fiquei maravilhada e por isso convido-vos a experimentarem :)

Ingredientes para o bolo brigadeiro:

5 ovos
180 gr. de açúcar
1 chávena de chá de leite
240 gr. de farinha de trigo
50 gr. de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó

Bater as claras em castelo e juntar as gemas, uma a uma, acrescentando depois o açúcar aos poucos.
Juntar o leite sem parar de bater. Por fim, adicionar a farinha, o chocolate  e o fermento e envolver. Levar ao forno (200ºC) numa forma untada e enfarinhada. Reservar. Ao fim de frio dividir em dois.

Ingredientes para o bolo Baba de Moça:

6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Bater as claras em castelo bem firme e juntar as gemas, uma a uma, acrescentando depois o açúcar aos poucos. Adicione a farinha e envolva delicadamente. Leve ao forno (180ºC) numa forma untada e enfarinhada.

Recheio:

1 lata de leite de côco
1 lata de leite condensado
3 gemas

Levar todos os ingredientes ao lume (brando) num tachinho, mexendo sempre. Quando começar a despegar do fundo está pronto.

Cobertura:

200 gr. chocolate para culinário
Um bocadinho de leite

Derreti no microondas. Simples e rápido

Montagem:

Colocar por esta ordem: metade de bolo brigadeiro, metade do recheio, o bolo baba de moça, o restante recheio, bolo brigadeiro. Cobrir com o chocolate e enfeitar a gosto. Eu usei côco colorido e canetas daVahiné.





Bacalhau com natas e camarão

Há dias que me custa imenso sair da cama e na sexta feira foi sem dúvida um deles. Tão embrenhada estava entre os lençóis e cobertores quentinhos que nem dei pelo toque do despertador. Levantei-me com alguma pressa e quando vou à janela vejo que a chuva lá fora ameaça cair. Enquanto começava a tomar o pequeno-almoço ia olhando pela janela e o que parecia uma ameaça concretizou-se, grossas gotas de chuva rolavam do céu e depressa se uniram, formando um pequeno ribeiro que deslizava rua abaixo. Nestes dias assim gosto de fazer comidinhas reconfortantes, acender o forno e por mão à obra, por isso hoje deixo-vos esta sugestão que merece muito a pena! :)

Ingredientes:

1 posta de bacalhau por pessoa 
cebolas e alhos picados
batatas fritas em cubos
2 pacotes de natas
camarões descascados 
queijo ralado para polvilhar
sal q.b.
azeite q.b.

Fazer um refogado com as cebolas e os alhos e juntar o bacalhau, previamente cozido e limpo de peles e espinhas. Juntar o camarão e deixar cozinhar mais um pouco. Adicionar as batatas fritas e as natas e envolver tudo. Colocar num pirex, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno.
Em vez de juntarem tudo podem optar por colocar em camadas, uma de batatas, bacalhau e assim sucessivamente, regando com as natas apenas no final. 








Bom fim-de-semana :)

segunda-feira, 14 de março de 2016

Bolo de Laranja


Gosto destes dias soalheiros de inverno em que o sol aparece e nos trás uma energia revigorante. Em que acordo com os raios de sol a espreitar, pronto a iluminar o meu dia, em que apetece afastar as cortinas, abrir as janelas e respirar o ar da manhã a plenos pulmões, pronta para mais um dia. E neste dia, foi dia de limpezas cá por casa. Entre lavar as janelas, apanhar e estender roupa houve tempo para experimentar esta forma nova da Metalúrgica, que encomendei na campanha de -50% no dia da mulher! E se dá um bolo bonito? oh se dá! Querem ver?

Vamos a receitinha primeiro então

Ingredientes:

6 ovos
400 gr. de açúcar (coloquei cerca de 300 gr.)
250 gr. farinha com fermento
1 colher de fermento
sumo e raspa de 2 laranjas


Bater o açúcar com as gemas até ficar um creme fofo. Juntar o sumo e a raspa de laranja, a farinha e o fermento pouco a pouco. Por fim, envolver as claras em castelo. Levar ao forno em forma untada e enfarinhada.
Obs: Coloquei uns quadradinhos de chocolate negro na massa.







E claro não podia deixar de ser, depois de uma manhã tão produtiva, um cafezinho para acompanhar esta fatia de bolo. Não fosse eu uma amante incondicional de café. :)


sexta-feira, 11 de março de 2016

Bolo de Aniversário da Frozen


Este bolo foi feito para uma menina que me pediu que lhe fizesse um bolo da Frozen para o seu aniversário. Não podia ficar indiferente a um pedido tão insistente de uma criança que, com o brilho no olhar, típico da infância, onde o mundo é o mais cor-de-rosa possível (saudades da minha) me diz que faço os melhores bolos do mundo! Só queria que vissem a sua alegria quando viu a surpresa - o bolo da Frozen e as bandeirinhas com o seu nome. 
Era um bolo marmoreado com recheio de creme pasteleiro ao qual adicionei corante vermelho para dar um tom diferente e ser mais apelativo para as crianças. Usei pasta de açúcar para a decoração e confesso que os flocos de gelo me deram imenso trabalho a fazer mas o resultado final valeu a pena. Como não comprei nenhuma hóstia ou folha de açúcar para colocar por cima, usei um desenho da Ana e da Elsa plastificado. Quanto às bandeirinhas, através de uma pesquisa rápida no google conseguem encontrar os moldes que pretenderem.

A receita que usei foi esta,

Ingredientes:

1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de açúcar
1 chávena de óleo 
2 chávenas de farinha com fermento
3 ovos
1/2 chávena de água a ferver

Bater os ovos com o açúcar, juntar a farinha, o óleo e a água a ferver. Dividir a massa e colocar numa parte a chávena de chocolate em pó.
Depois é só colocar  a massa clara na forma previamente untada e enfarinhada, e por cima a massa castanha. Fazer uns arabescos com um palito e levar ao forno.
Para este bolo fiz a receita a dobrar.






Mais pormenores...




O interior...o bolo fica com um formato diferente e bem giro. Espero que gostem!


quarta-feira, 9 de março de 2016

Fruta Laminada

Hoje não vos trago nenhuma receita mas sim uma sugestão. Quem cozinha sabe o enorme valor que a apresentação de um prato tem.  Desde pequena que os meus pais me advertiam para a importância que a fruta deve ter na nossa alimentação. Hoje continuo a comer fruta diariamente, principalmente no fim das refeições principais e ao lanche, no entanto, gosto muito de preparar a fruta laminada. Já em casa dos meus pais fazíamos e é uma forma de todos comerem. Não há a desculpa de não comer devido à preguiça de a descascar, principalmente com os mais pequenos. Por outro lado é sempre agradável quando nos aprimoramos na forma como servimos a fruta. Já diz o velho ditado que "os olhos são os primeiros a comer"!


terça-feira, 8 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher

E como hoje é o dia Internacional da Mulher, deixo a todas as minhas seguidoras estas flores que, vaidosas e muito vistosas, enfeitam o meu Lar e que são as minhas preferidas. Não é um dia que define o ser mulher mas é uma data assinalável que marca as lutas e conquistas dos nossos antepassados.

Beijinhos,
Ana

 

segunda-feira, 7 de março de 2016

Pizza Caseira

Nos fins de semana aproveito para preparar alguns pratos que, durante a semana nem sempre são possíveis de concretizar, quer pela azáfama da semana, a falta de tempo, o cansaço... enfim, nem sempre é possível esticar o tempo como queremos e por isso, durante estes dois dias faço questão de passar mais tempo em família e mimar os meus da melhor forma possível. Fim-de-semana é também sinónimo de pequenos almoços demorados, lanches ajantarados, entre muitos outros petiscos.
Neste sábado à noite enquanto se aqueciam os ânimos para o jogo Sporting-Benfica saíram do forno umas belas pizzas. :) As pizzas têm um simbolismo especial na minha família. Aprendi a fazer a massa com o meu pai, que, por sua vez, aprendeu com o meu tio. Esses sim, eram uns autênticos mestres na arte de fazer pizzas! Confesso que faço a massa a olhómetro, mas vou deixar os ingredientes se quiserem experimentar nas vossas cozinhas.

Ingredientes:

500 gr. Farinha com fermento (aproximadamente)
2 a 3 colheres de sopa de azeite
água morna q.b.
leite q.b.
um bocadinho de cerveja (opcional, desta vez não coloquei)

Amassar até a massa descolar da bacia. Deixar repousar entre 30 min a 1 hora.

Tender a massa sobre uma superfície enfarinhada e rechear a gosto.
Eu costumo usar:

polpa de tomate caseira,
fiambre,
bacon,
cogumelos,
queijo ralado,
mozarella fresca,
atum,
ovo

mas fica ao critério de cada um :)
Estas quantidades deram para fazer uma pizza retangular grande e três redondas pequenas. Duas delas congelei para quando for preciso.







Aproveito para vos mostrar o lindo arco-íris com que a natureza me brindou neste dia. Nunca tinha visto nenhum com as cores tão definidas. É certo que a imagem, tirada com o telemóvel, não faz jus à sua beleza, mas é incrível a forma como a mãe natureza nos brinda. E com isto começo a semana de coração cheio :)



sábado, 5 de março de 2016

Bolo recheado de frutos vermelhos e chocolate

Hoje venho mostrar-vos o bolo que fiz para presentear o meu querido pai no seu aniversário. Queria fazer algo diferente e depois de ter pesquisado muito (pelo google :) ) decidi que o bolo haveria de ter o formato de um queijo, ou não fosse o meu pai um grande apreciador de queijos, de todo o tipo! Reuni algumas ideias e o resultado foi este. Um bolo muito saboroso, feito com muito carinho, que deu algum trabalho apenas na decoração com pasta de açúcar. O contraste da acidez dos frutos vermelhos com o doce do bolo é divinal. Quanto ao meu pai adorou a surpresa! :)

Ingredientes para o bolo:

250 gr. de açúcar
180 gr. de farinha
6 ovos

Unte uma forma com margarina, forre-a com papel vegetal e unte novamente. Numa tigela, bata bem os ovos, adicionando o açúcar aos poucos até que fique um creme fofo e volumoso. Adicione a farinha, envolva, verta para a forma e leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Retire, desenforme e deixe arrefecer.

Recheio 1:

Frutos vermelhos congelados 
açúcar q.b.

Deixa-se ferver um pouco num tachinho.

Recheio 2:

1 copo de açúcar
2 colheres de sopa de farinha maizena
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1 copo de leite

Mistura-se tudo muito bem e vai ao lume até ficar em creme.




Deixo-vos uma fatia e um ratinho que adorou saborear este queijinho :)



sexta-feira, 4 de março de 2016

Profiteroles

E para inaugurar este blogue nada melhor que uns profiteroles que, apesar de muito conhecidos são deliciosos! Se aliarmos ao doce uma fruta da qual gosto particularmente então torna-se a combinação perfeita.

Ingredientes:

2,5 dl. de água
0,5 a 1 dl. de óleo (podem usar manteiga se preferirem)
175 gr. de farinha
4 a 5 ovos
sal q.b.

Ferver a água com o sal e o óleo. Quando ferver deitar a farinha de uma só vez, mexer até a farinha ficar cozida (este passo é importante). Retirar do lume e deixar arrefecer. Depois juntam-se os ovos, um a um. Formam-se bolinhas com duas colheres e colocam-se num tabuleiro untado (podem usar um saco pasteleiro mas eu gosto deles assim irregulares). Vão ao forno a 220ºC e posteriormente, baixa-se para os 170ºC.

Creme Pasteleiro:

4 ovos
2 c. farinha maizena
5 dl. de leite fervido com casca de limão e um pau de canela
175 gr. de açúcar

Levar ao lume brando e mexer tudo com a vara de arames.
Por fim, rechear os profiteroles e colocar morangos partidos no meio.